top of page

Jovens de até 21 anos fazem empreendedorismo na internet


Os meios de comunicação mais recentes, como blogs, canais de vídeos, e outros tipos de páginas na internet estão sendo utilizados como uma forma para adquirir dinheiro por jovens do mundo inteiro. Esses jovens criam páginas para divulgar seu conteúdo, e muitas vezes acabam sendo pagos pelas próprias empresas de serviços online e software, ou por marcas que tem interesse em divulgar seus produtos nessas páginas. Nem sempre esses serviços começam com o propósito de remuneração. Gabriela Capone, de apenas 20 anos, possui aproximadamente 11 mil seguidores na página oficial de seu blog, e afirma que ao começar com as postagens, não imaginava que um dia iria se manter com dinheiro vindo de seu blog "fui fazendo com o coração, com amor e carinho e do nada, virou minha profissão" revela Gabriela.

A garota de Pouso Alegre (MG) criou seu blog há dois anos, e em tão pouco tempo já alcançou cliques o suficiente para que uma marca pagasse uma viagem com direito a passeio de limousine para ela "Criei meu blog em 2014 e pouco tempo depois saí no 'it girl' e no 'it quarto' da revista Capricho. Depois fui viajar para o produto dos meus sonhos da marca de produtos de cabelo Sweet Hair e conheci algumas blogueiras famosas como a Fabi Santina, Andreza Goulart, e Vanessa Wonsovicz. Andamos de limousine, foi incrível!", conta Gabriela. A jovem também estuda odontologia e admite que sente dificuldades em conciliar a faculdade com o blog "Tenho aulas de manhã e de tarde, então quando consigo uma folga já vou logo planejando e postando. Meu tempo livre é usado para trabalhar com o blog, mesmo trabalhando é algo que me relaxa do stress da faculdade."

No Youtube, existem duas formas de monetização: algumas marcas fazem anúncios antecedendo o vídeo, que são negociados diretamente com o proprietário do canal. A outra forma é por meio de empresas contratadas, chamadas networks, que assumem a missão de sustentar os canais oferecendo ajuda técnica, conselhos e fazendo intermediações com o Google e outras marcas. Nesta, o lucro é dividido entre a empresa e o produtor do canal. Os cachês variam muito, antes de assinar um contrato, é necessário considerar a quantidade de assinantes do canal, o número de visualizações que cada vídeo recebe, o conteúdo e o engajamento que se tem.

"Eu faço parcerias no YouTube Space, que é um local onde os youtubers podem ir para criar, tem cenários, câmeras, tudo disponível. Os caras da Canon estavam em um evento, eu fui lá e me apresentei. A parceria já aconteceu porque eu tenho uma certa relevância e eles queriam que eu os direcionasse para as redes. Ou seja, toda vez que eu fizesse um ensaio com um youtuber, eles teriam de falar da Canon." Conta Tom Rodrigues, produtor do canal 'Tom' e fotógrafo. O rapaz de 21 anos já gravou com nomes muito conhecidos no meio digital, entre eles Bruna Vieira (blogueira do 'Depois dos Quinze', autora de seis livros, e ex-colunista da revista 'Capricho') e Maju Trindade (youtuber e modelo). O 'youtuber' ainda foi convidado, pela empresa de equipamentos esportivos Puma, para o lançamento de um tênis em parceria com uma marca japonesa. Durante o lançamento Tom fechou parceria com a empresa "periodicamente, eles me enviam tênis, roupas, e cada vez eles mandam coisas diferentes".

Para o consultor em empreendedorismo, Guto Ferreira, as principais vantagens desse tipo de negócio estão no alcance de pessoas que o trabalho na internet pode alcançar, nos meios de pagamento, e nas questões de logística "Ainda hoje você tem custos fixos menores para começar a empreender na rede. A medida que você cresce, estes custos também seguem o mesmo caminho e aí é importante manter o equilíbrio das finanças" afirma o consultor. Além disso, existe a substituição de gastos, por exemplo não precisar manter um espaço físico para demonstração. As redes sociais, possuem outros papéis além de interações pessoais. Hoje, elas também funcionam como meios de produção e vendas "Quem conseguir acertar cenários mais evoluídos pode se dar bem daqui pra frente" declara Guto.


bottom of page